Aula Magna

Programa Geração TEC capacitará jovens para tecnologia

Com o objetivo de formar mais profissionais na área de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico, nesta quarta-feira (10), no Senac, foi lançado o programa Geração TEC. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Santa Catarina já desponta no cenário nacional como uma referência em tecnologia. Esse programa é uma importante iniciativa da nossa administração para desenvolver ainda mais nosso Estado”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Para o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o Geração TEC abre um novo paradigma para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Estamos  plantando bases para o Estado chegar ao patamar de inovação máxima”, relata. Bornhausen diz que esta conquista será feita através da qualificação, e para isso, educação é o marco fundamental. Os cursos são gratuitos, para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo (ou cursando o último ano) e que não trabalhem com programação.

O programa tem apoio, em Florianópolis, da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), além de instituições privadas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Todos que conseguirem um bom índice de aproveitamento terão espaço no mercado”, avaliza o presidente da Acate, Rui Luiz Gonçalves. Segundo ele, o setor está em expansão constante e necessita de profissionais qualificados.

A primeira etapa acontece em Florianópolis, onde estão sendo selecionados 140 alunos. As turmas serão dividas pelas linguagens de programação oferecidas (Java, C++, Delphi, PHP e .Net). Ao final do curso, haverá acompanhamento da dinâmica do mercado de trabalho em tecnologia por meio do monitoramento profissional dos participantes do programa. As inscrições para a primeira fase podem ser feitas pelo site do Geração TEC até 20 de agosto.

“Santa Catarina precisa focar nas oportunidades internas e todas as ações de hoje são enquadradas pela tecnologia”, esclarece o governador. Um mapeamento está sendo realizado para que o Geração TEC atinja todas as regiões do Estado. “Temos um potencial extraordinário e este trabalho, feito de maneira ágil e eficaz, irá repercutir não apenas em nossa economia, como para a vida das pessoas”, finaliza Colombo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.