gtec-2013-11-06

Alunos do Geração Tec desenvolvem projetos de conclusão do curso

Alunos do Geração Tec de Joinville apresentaram seus trabalhos de conclusão do curso na última quinta-feira, 31. O programa do Governo do Estado visa capacitar jovens e adultos para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O coordenador local do curso, professor Edson José Gomes, comentou que a apresentação dos trabalhos finais foi positiva. “Eles entraram na sala de aula sem ter noção de linguagem de programação. Esse é o diferencial, despertar a criação de algo prático e que poderá gerar uma fonte de renda para cada um deles”, argumentou.

Os trabalhos foram desenvolvidos em grupos e a proposta, apresentada pelo professor Jorge Augusto Klemm, era de criar, programar e finalizar, de forma básica, projetos com linguagem de programação PHP e Delphi. Foram desenvolvidos vários programas de apelo social, como o projeto Trânsito Interativo, o Controle de Tapa-Buracos e o Vira-Lata, este último para registro de cães e gatos. “Isso provocou neles a vontade de aprender a programar e a criar projetos para transformá-los em negócios”, afirmou Gomes.

O gerente da incubadora de empresas de base tecnológica Softville, Ademir Rossi, garantiu que está aguardando para dar apoio e incubar estes projetos. “esta turma mostrou ter grande potencial criativo”, salientou.

O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas. Lançado em 2011, já capacitou 2.092 pessoas em 12 cidades de Santa Catarina.