b

Geração TEC abre 100 vagas na região de Blumenau

Estão abertas as inscrições para os cursos de desenvolvedores Sap Abap e programadores em Cobol, Java e C#.Net. A iniciativa é uma parceria do Geração TEC, programa do Governo do Estado que visa capacitar profissionais para o setor de tecnologia, com o Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft). “Nosso objetivo é formar cinco mil jovens em todo o Estado até o fim do ano”, declara o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen. Desde o lançamento, em agosto de 2011, foram 3.475 certificações entregues em Santa Catarina, sendo que cerca de 1.100 capacitações foram realizadas em Blumenau.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.blusoft.org.br/ até 21 de fevereiro para o curso de Sap Abap e até 21 de março para os demais. São 25 vagas para cada turma, com duração de até 320 horas de aula. O treinamento em Sap Abap durará três semanas, em período integral, com início previsto para 10 de março. As outras capacitações deverão começar no dia 31 de março.

O Geração TEC é destinado para jovens com 17 anos ou mais, que tenham completado o ensino médio ou estejam cursando o último ano, com conhecimentos básicos em informática. “Estamos formando jovens profissionais que atuarão na nova economia catarinense, trabalhando para o desenvolvimento de Santa Catarina”, enfatiza Bornhausen. O programa é realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições parceiras.

A base do Geração TEC é o mapeamento promovido nos principais núcleos tecnológicos de Santa Catarina, que identificou a demanda de profissionais e as qualificações necessárias em cada região. De acordo com os dados projetados para 2014, somente em Blumenau há mais de 320 vagas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).