gtec_siteg

Geração TEC certifica 68 programadores em Florianópolis

O programa Geração TEC habilitou 68 programadores na Grande Florianópolis nesta quinta-feira, 5. Alunos das turmas das linguagens de SQL e de COBOL receberam os certificados de conclusão de curso. Dos formados, 46 já estão empregados no setor de tecnologia da informação e da comunicação (TIC).

Tauane de Jesus entrou no mercado de trabalho depois de participar do Geração TEC. A estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebeu 120 horas de treinamento em COBOL. “Através deste programa iniciei um estágio numa empresa do setor de TI”, diz Taune de Jesus. “Estou feliz e cheia de esperanças em meu futuro”, completa a estudante.

Segundo a secretária-adjunta do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lúcia Dellagnelo, os alunos do Geração TEC fazem parte de uma geração de inovadores. “Quando resolveu elaborar o programa Geração TEC, o Governo do Estado estava pensando em criar uma geração que inova, que sabe usar esta tecnologia para solucionar problemas, e que tem espírito empreendedor”, relembra. Para Lúcia, investimentos em capacitação técnica de jovens e adultos é um ponto importante para o futuro do estado. “É assim que daremos condições para essa geração levar de Santa Catarina ao estado máximo da inovação”, prevê.

Desenvolvido pela SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), programa Geração TEC oferece cursos gratuitos e de curta duração em linguagens de programação para jovens e adultos a partir de 17 anos. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Internacional de Inovação (i3) e da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

11,7 mil vagas em 4 anos no setor de TIC

O setor de TIC terá uma demanda de 11.711 profissionais nos próximos quatro anos. Os dados foram levantados pela ACATE como uma das ações do programa Geração TEC. Segundo a pesquisa, hoje há 2.272 vagas abertas. “Uma das formas de dar oportunidade aos jovens catarinenses é formá-los e qualifica-los para ocupar as muitas vagas do setor de TIC, que representa uma indústria de alto valor agregado”, avalia o presidente da FAPESC.

As oportunidades geradas pelo setor se apresentam em todo o estado, assim como as turmas do Geração TEC. O programa capacita jovens em dez regiões: Florianópolis, Lages, Blumenau, Criciúma e Tubarão, Joinville, Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Rio do Sul. “Temos 551 alunos em sala de aula e já formamos 372”, comemora Norberto Dias, diretor do i3. No dia 16 de julho, outros 39 alunos iniciarão a capacitação em Jaraguá do Sul.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.