Geração TEC conecta estudantes e profissionais em cursos sobre mídias digitais

Ciclo com 919 alunos em busca de qualificação e atualização promove troca de experiências em 13 polos de SC

Nas salas de aula preparadas para os cursos técnicos do primeiro ciclo do Programa Geração TEC em 2016, concluintes do Ensino Médio que compunham o perfil majoritário do programa ganharam a companhia de profissionais experientes, graduados e pós-graduados, em busca de atualização. A mudança é alavancada pela oferta dos novos cursos de Marketing Digital, E-commerce e Redes Sociais, uma resposta do Geração TEC à demanda levantada pelas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina no último ano.

A etapa de seleção para o programa contou com mais de 3,4 mil inscritos e, ao todo, 919 alunos ingressantes devem completar a carga horária de 56h de formação gratuita. A maior procura em todo o Estado (72%) foi pelos cursos de Marketing Digital, seguido por E-commerce (20%) e Redes Sociais (8%). As turmas se dividem nos 13 polos catarinenses atendidos pelo programa: as cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville.

A curta duração em relação a cursos voltados às mídias digitais existentes no mercado mostrou-se um atrativo aos ingressantes, seja para a aquisição de novos conhecimentos, a renovação de conceitos ou para adquirir base e empreender.

“Dedico muitas horas do dia ao trabalho e o tempo é um desafio para buscar qualificação constante. Então a alternativa de um curso de curta duração foi bastante viável para mim. Encontrei, desde as aulas mais básicas, conceitos de nivelamento importantes para corrigir rumos e encontrar soluções para a minha empresa. Todo o conteúdo pode render aplicação”, diz Daniel Becher, que tem uma empresa de hospedagem de sites e frequenta uma das turmas de Marketing Digital em Florianópolis.

O professor universitário e instrutor em Marketing Digital Diego Dornelles delineia algumas características da formação. “É um curso mais prático, com objetivo de ir do planejamento à ação, passando pela estratégia. Começamos com os conceitos de marketing como embasamento aos alunos, para depois tratar de ferramentas e plataformas atuais”, explica.

O publicitário Fábio Pauluk, também instrutor em Marketing Digital, complementa: “Lidamos com acesso à informação rápida e imediatamente aplicável no mercado, com um público disposto ao aprendizado. Como as informações nessa área mudam diariamente, o networking, aqui, torna-se tão ou mais importante do que os conteúdos”.

As aulas do primeiro ciclo do programa em 2016 se encerram no mês de maio.

O Geração TEC

O Programa Geração TEC é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS) com entidades do setor de TIC, I3 e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Desde 2011, os cursos do programa formaram número igual a 30% do total de profissionais da TI catarinense. São 6.146 egressos em cursos de formação profissional e gestão empresarial em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Depoimento

Confira depoimentos de participantes do curso de Marketing Digital do primeiro ciclo de 2016  do Programa Geração TEC.

“O curso de Marketing Digital trata em seus conteúdos de temas e ferramentas mais utilizados na atualidade, mas a ênfase está na atividade de planejar. Novas tecnologias continuarão surgindo e exigindo que continuemos aprendendo. O que não se altera com a evolução do marketing digital é o estudo de estratégias e processos para se atingir um resultado final satisfatório.”

Fábio Pauluk

Publicitário e empreendedor

Instrutor

“Trocamos muita informação com os colegas, revemos conteúdos. São temas que mudam praticamente todos os dias. Vivemos esse período de transição em que há pouco tempo o uso de ferramentas mobile ultrapassou o desktop. Junto com as mudanças, é muito positivo estar em contato com conteúdos da área, estimulando novas ideias e reconhecendo tendências que podem ser aplicadas no dia a dia. Um curso de curta duração atende a esses requisitos”.

Arthur Afonso

Pós-graduado em Marketing e Head of Digital na área de entretenimento

Aluno

“Esta é uma área em que muitos cursos estão surgindo com a demanda do mercado por marketing digital, gestão de redes sociais, divulgação. É um mercado em rápida evolução que atrai os profissionais de comunicação. No curso muitos conhecimentos podem ser utilizados no dia a dia, de técnicas de postagem ao tratamento de conteúdos digitais. Mas chamam muito a atenção temas nos quais não nos aprofundamos nas faculdades de comunicação: estratégia, planejamento, público-alvo. É muito importante extrapolar o conceito vasto que define um leitor, enfim, compreender o marketing”.

Camila Latrova

Jornalista há 12 anos, com experiência atual em editoração gráfica de publicações

Aluna

“Gosto de atuar na área de tecnologia para o agronegócio e entendo que a comunicação é sempre fundamental. Também tenho projetos em que planejo empreender no futuro. O curso oferece conhecimentos e ferramentas tanto para empreender quanto para aplicar hoje em meu trabalho. Sempre procuro cursos enxutos, por serem mais condensados, com conteúdo mais direto. Aqui, a dinâmica das aulas ajuda muito, assim como o exercício de projetos que serão apresentados ao fim do curso. As equipes agregam muitos conhecimentos e contatos também. É uma boa experiência.”

Benito Sbruzzi

Zootecnista, atuante em empresa de software para o agronegócio

Aluno