formatura

Geração TEC forma 66 programadores em Blumenau

Todos os alunos estão previamente contratados por empresas parceiras

O programa estadual de capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Geração TEC realizará, nesta quarta-feira (9), formatura da primeira turma em Blumenau. A cerimônia será às 17 horas no anfiteatro do Instituto Gene. Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com a parceria do Blumenau Polo de Informática (Blusoft), o curso visa capacitar jovens na área tecnológica, impulsionando o desenvolvimento econômico.

Os 66 formandos começaram o curso em janeiro deste ano, na área de Teste de Software e Suporte e Help Desk. O outro módulo de formação, de Desenvolvimento de Sistemas, nas linguagens Java, e C#, tem previsão de término em agosto e colocará mais 70 alunos no mercado de trabalho. “Capacitar jovens para este setor é gerar oportunidades de ocupação e renda, preparando profissionais para os desafios do mercado”, afirma a secretária-adjunta da SDS, Lúcia Dellagnelo, que representará o secretário Paulo Bornhausen na solenidade.

A taxa de empregabilidade desta primeira fase do Geração TEC na região é de 100%. Além de Blumenau, há alunos de Indaial, Gaspar, Ascurra e Timbó. Cerca de 78% deles têm menos de 25 anos e a maioria não desenvolvia nenhuma atividade profissional. Mais de 200 programadores já foram formados pelo programa na Grande Florianópolis.

O curso tem turmas em andamento também em Joinville, Criciúma, Tubarão e Lages. O principal diferencial do Geração TEC é o currículo desenhado para atender as demandas locais e a orientação profissional dos alunos ao longo da capacitação.

Inscrições abertas
Jovens interessados em participar do Geração TEC em Chapecó, Rio do Sul, Joaçaba e Jaraguá do Sul podem se inscrever pelo sitewww.geracaotec.sc.gov.br até o dia 25 de maio. Estão sendo oferecidas 230 vagas e o curso é gratuito.

Em Chapecó serão disponibilizadas 30 vagas para linguagens .NET/PHP e outras 30 para Delphi/Java. Rio do Sul oferecerá 30 vagas para PHP e outras 30 para Delphi/GeneXus. Já em Jaraguá do Sul, os candidatos poderão optar por aulas de Java ou .NET, onde cada turma terá 40 alunos. Nestas cidades as aulas serão no período vespertino. Por fim, em Joaçaba serão 30 selecionados para estudarem Delphi/Java.