timthumb

Geração TEC lança novo processo seletivo em sete cidades de SC

Florianópolis, Brusque, Chapecó, Joinville, São Bento do Sul, Lages e Nova Veneza são as sete cidades do Estado que receberão cursos do Geração TEC, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no segundo semestre deste ano. Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever a partir desta quinta-feira (25), às 14h, pelo site www.geracaotec.sc.gov.br até 26 de agosto, às 16h.

“Por meio do Geração TEC, os jovens catarinense estão acendendo o farol da inovação por todas as regiões do Estado. Em quase dois anos, o programa forma uma geração para atuar no setor de tecnologia, um dos que mais cresce e que será o motor da nova economia catarinense”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Serão 12 turmas de Delphi, C++, .NET, Java, Suporte/Help Desk, Progress, Teste de Software e Básico de Programação, totalizando 320 vagas. As aulas têm previsão de início em setembro, com turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os cursos serão ofertados conforme a demanda por profissionais de cada município. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 13 cidades do Estado, durante dois meses. O levantamento inicial apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano.

Gratuitamente, o programa é destinado a jovens com 17 anos ou mais, que tenham completado o ensino médio ou estejam cursando o último ano, com conhecimentos básicos em informática e que não estejam trabalhando com atividades relacionadas à TIC.

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard, o programa se destaca pela capacidade de identificar e incentivar potenciais talentos que estão fora do setor. “Ele se configura como uma oportunidade fundamental para tratar da falta de recursos humanos qualificados no mercado de TIC em Santa Catarina”, salientou.

Lançado em 2011, já foram realizadas 2.092 certificações e 1.469 pessoas receberam certificados, em 12 cidades de Santa Catarina. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014.

O Geração TEC é um programa da SDS, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Acate e com instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

 

Agenda de cursos:

 

Florianópolis

C++ e Delphi – 60 vagas – período matutino e noturno.

 

Brusque

Java – 25 vagas – período vespertino.

 

Chapecó

Java – 30 vagas – período matutino.

 

Joinville

Suporte/Help Desk, .NET, Java e Progress – 120 vagas – período matutino, vespertino e noturno.

 

São Bento do Sul

Básico de Programação – 30 vagas – período noturno.

 

Lages

.NET – 30 vagas – período noturno.

 

Nova Veneza

Teste de Software – 25 vagas – período noturno.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.