Aula será no auditório do Senac, na Prainha, em Florianópolis

Governo lança projeto de capacitação em tecnologia

Nesta quarta-feira (10), às 14h30, o governador Raimundo Colombo ministrará a aula magna de lançamento do Geração TEC, programa de formação de profissionais qualificados para área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “A tecnologia da informação é a ferramenta com a qual o Governo do Estado pretende colocar a economia catarinense em um novo patamar”, explica o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O evento acontecerá no auditório do Senac, no bairro Prainha em Florianópolis. Programa da SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Geração TEC tem apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e de instituições privadas de TIC. “Capacitar os jovens para este setor é gerar oportunidades de ocupação e renda, dotando o mercado de profissionais preparados para esse desafio”, diz Bornhausen. Para a formação das primeiras turmas, o programa terá a parceria do Senac.

Capacitação para tecnologia

Os cursos serão gratuitos e de curta duração, sendo necessário que os candidatos tenham a partir de 17 anos, ensino médio completo (ou esteja cursando o último ano) e não trabalhem com programação. “Critérios como raciocínio lógico desenvolvido, conhecimentos em matemática e inglês são levados em conta para o ingresso no programa”, diz o presidente da Acate, Rui Luiz Gonçalves.

O Geração TEC tem como base o mapeamento do setor realizado pelo Governo em várias regiões de Santa Catarina. Seu principal diferencial é o currículo desenhado para atender as demandas locais e a orientação profissional dos alunos ao longo dos cursos. A meta é formar cinco mil pessoas na capacitação até 2014 em todo Estado.

A primeira etapa acontece em Florianópolis. Inicialmente estão sendo selecionados 140 alunos. As turmas serão dividas pelas linguagens de programação oferecidas (Java, C++, Delphi, PHP e .Net). Ao final do curso, haverá acompanhamento da dinâmica do mercado de trabalho em tecnologia por meio do monitoramento profissional dos participantes do programa. As inscrições para a primeira fase podem ser feitas pelo site do Geração TEC até 20 de agosto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.