imagem_mapeamento

Mapeamento aponta necessidade de mais de 2,4 mil profissionais em TIC

O Geração TEC, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), apresentou o resultado do mapeamento de vagas 2013, na última segunda-feira (22), em Florianópolis. “O setor de tecnologia representará um dos principais alicerces da nova economia que estamos introduzindo no Estado”, avaliou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

A reunião contou a presença de empresas de setor de tecnologia e instituições de ensino, que ajudaram na formatação dos cursos, número de turmas, horário das aulas, carga horária e ementa. “O Governo do Estado e as instituições parceiras levarão o programa Geração TEC há mais de dez cidades neste ano, gerando oportunidades e promovendo o setor de tecnologia em todas as regiões catarinenses”, explica o secretário Bornhausen.

Dados do mapeamento indicam que, em Santa Catarina, há um número significativo de vagas abertas no setor de TIC, porém, há uma grande demanda por profissionais capacitados para ocupá-las. O levantamento inicial apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 12 cidades do Estado, durante dois meses.

Na Grande Florianópolis, 64 empresas participaram do mapeamento, as quais indicaram a demanda total de 696 vagas, sendo 199 atuais e 497 para os próximos 12 meses. A previsão é de que até início de maio as inscrições para o processo seletivo sejam abertas.

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Guilherme Bernard, trata-se de uma das iniciativas mais importantes para a formação de recursos humanos no Brasil. “O sucesso das edições anteriores do programa demonstra a necessidade de seguir investindo no desenvolvimento de profissionais qualificados, alavancando a competitividade e a capacidade de inovação das empresas catarinenses”, destaca.

Programa

O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Lançado em 2011, já capacitou e formou 2.092 pessoas em 12 cidades de Santa Catarina. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar 5 mil pessoas até 2014.

Podem participar jovens e adultos a partir de 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino médio ou ter concluído, ter conhecimento básico em informática e em raciocínio lógico e não estar empregado em atividades relacionadas à TIC.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.