Criado em 2011, o programa Geração TEC oferece oportunidade para jovens e adultos entrarem no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), por meio de cursos gratuitos de curta duração e encaminhamento para as vagas do setor, descobrindo talentos para o mundo da tecnologia e fortalecendo as empresas de TIC do Estado.

O Geração TEC foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), ao identificar o segmento de TIC como um dos motores de um nova economia. Para colocar o programa em prática, a SDS estabeleceu uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e o Instituto Internacional de Inovação (i3), as entidades de formação profissional e empresas do setor em Santa Catarina.

O Governo do Estado traçou a meta de realizar seis mil capacitações até 2015. Para tanto, o programa mapeou o setor em todo o Estado. A partir dos dados, foi possível identificar as demandas locais e elaborar as ementas dos cursos de forma direcionada para que os jovens formados tivessem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. O primeiro levantamento apontou que até 2015, mais de 11 mil vagas estarão abertas na área de TIC em Santa Catarina.

Quem pode participar?

O Geração TEC formará uma nova geração de profissionais e empreendedores para trabalhar com tecnologia e inovação em Santa Catarina. Jovens e adultos a partir de 17 anos, com no mínimo o ensino médio completo ou cursando o último ano, e que não estejam empregados em atividades relacionadas à programação, podem se inscrever. Fazem-se necessários conhecimentos de lógica, inglês e boa fundamentação em matemática.

Cursos do Geração TEC

Os cursos do Geração TEC são gratuitos e de curta duração. As ementas são desenhadas em parceria com as empresas de tecnologia das cidades e regiões atendidas a partir do mapeamento do setor, onde são apuradas quais as áreas de formação necessárias e o número de vagas. Isso melhora as chances dos participantes na hora de conseguir um emprego na sua cidade.

Entre os cursos já oferecidos estão os de capacitação em linguagens de programação – como Java, C++ ou .Net; webdesign; e atividades de apoio – como help desk, teste de software ou infraestrutura de rede. Mais de 20 cursos diferentes já foram oferecidos pelo programa.

Além disso, o Geração TEC dispõe em algumas cidades de cursos de capacitação gerencial com foco em tecnologia, cuja finalidade é melhorar o desempenho dos profissionais em suas áreas de atuação para que eles possam ajudar as empresas do setor a crescer.

O programa também estimula o empreendedorismo por meio de cursos rápidos de formalização de microempreendedores individuais, com foco em atividades relacionadas à tecnologia.

Como participar?

Para participar, é preciso se inscrever no programa e passar pelo processo seletivo. As fases de seleção são definidas de acordo com as peculiaridades de cada linguagem e da região atendida pelo Geração TEC.

Clique aqui para ver quais cursos estão com processos seletivos abertos.

DIFERENCIAIS

Currículo e conteúdo dos cursos desenhados para atender à demanda das empresas de TIC Flexibilidade na formatação dos cursos compatibilizando habilidades e vagas disponíveis Recrutamento e seleção a partir do resultado obtido no mapeamento Ênfase no acompanhamento e no desempenho dos alunos em curso para minimizar os efeitos da evasão/desistência Monitoramento da carreira profissional dos alunos por um período de 3 anos Consolidação de um observatório para acompanhar a dinâmica do mercado de trabalho