open_startups

Startups catarinenses estão entre as 100 mais atraentes para as grandes empresas do país

Oito startups de Santa Catarina e duas do Rio Grande do Sul foram selecionadas, em evento realizado em Florianópolis, para apresentarem seus negócios durante a Open Innovation Week, de 23 a 25 de fevereiro, em São Paulo. Elas foram escolhidas após avaliação do Movimento 100 Open Startups. São elas: Dunning, Soluz Energia, Youper, Opifex, Litma, Dr. CUCO, Instituto Gatti e Outclass (de SC), e Meerkat e PROSUMIR (do RS).

Na prática, isso significa que foram selecionadas como uma das 100 startups brasileiras mais atraentes para as grandes corporações. O grupo que organiza a semana de inovação conta com o patrocínio de 50 empresas nacionais e internacionais, entre elas a Embraer, Whirlpool, HP, IBM, Intel, Shell, Natura, Grupo Boticário, entre outras.

Ferramentas úteis para criar uma startup em 54 horas

Em São Paulo, no mês de fevereiro, os empreendedores que se destacaram vão apresentar seu modelo de negócio para representantes dessas companhias em busca de investimentos, parcerias comerciais ou de um trabalho conjunto para desenvolver alguma inovação. Também acompanham as apresentações 15 grupos de investidores.

— O grande ganhador é o cara que consegue chamar a atenção das empresas, que vão escolhê-lo para investir — explica Rui Luiz Gonçalves, presidente da Rede Catarinense de Inovação, que organizou a etapa regional do evento realizada em Florianópolis.

Startups de SC conhecem ecossistema inovador do Vale do Silício

José Hamilton, de 37 anos, é sócio de uma das startups selecionadas. O médico psiquiatra se associou a Diego Dotta, 33 anos, e juntos fundaram a Youper, uma plataforma digital para ajudar as pessoas a superarem a timidez.

A ideia surgiu dentro do próprio consultório, após clientes do médico pedirem soluções parecidas com a ferramenta. Sem encontrar nada semelhante no mercado, Hamilton decidiu que valia a pena inventá-la. Hoje são cerca de mil usuários utilizando em uma “fase teste.”

— A gente está em um momento de pré-lançamento, então a gente tem divulgado muito pouco. O lançamento oficial deve ser em fevereiro e é nesse momento que a gente vai deixar ele em mais evidência no mercado — explica.

Posição das escolhidas em Florianópolis no ranking nacional

7ª – Meerkat (RS) – http://www.meerkat.com.br

Sem título

A startup é especializada em pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes em visão computacional. Atua também com análise de imagem para automação de processos industriais, como ferramentas de reconhecimento facial, contagem de pessoas e identificação de placas de automóvel.

13ª – Dunning (SC) – http://www.dunning.com.br

Foto: Reprodução / Site empresarial

Desenvolveu um software de gestão de recebíveis, buscando tornar mais simples o acompanhamento das cobranças das empresas. Oferece acesso online a relatórios gerenciais, estratégias de cobrança e recebimentos de clientes inadimplentes de maneira segura. Promete reduzir o risco de inadimplência por parte dos clientes.

37ª – Soluz Energia (SC) – http://soluzenergia.com

Foto: Reprodução / Site empresarial

Produz placas solares para geração de energia limpa. Uma das inovações inventadas pela startup é uma placa híbrida que, diretamente integrada no telhado ou em uma parede, permite a passagem da luz natural ao mesmo tempo em que gera energia solar.

50ª – Youper (SC) – http://www.youper.co

Foto: Reprodução / Site empresarial

Plataforma digital para superar a timidez e a fobia social. Estimula a pessoa a desenvolver habilidades, adotar novos comportamentos e superar problemas emocionais de forma envolvente e acessível, a partir de técnicas e ferramentas embasadas em estudo médicos científicos.

65ª – PROSUMIR (RS) – http://www.prosumir.com.br

Foto: Reprodução / Site empresarial

Atua no setor de aproveitamento energético, oferecendo soluções com equipamentos inovadores para geração de energia, cogeração e eficiência energética. Utilizando o desperdício de calor como lente de análise, mapeia processos industriais, comerciais e residenciais em busca de soluções mais economicamente atrativas.

75ª – Opifex (SC) – http://www.opifextec.com

Foto: Reprodução / Site empresarial

Desenvolveu um aparelho que capta e uma plataforma que apresenta estatísticas e métricas para o mundo do surfe. Entre eles: velocidade, distância percorrida, tempo na onda, tempo de permanência aérea em manobras, força G, direção e posicionamento espacial, além da temperatura da água.

82ª – Litma (SC) – http://www.litma.com.br

Foto: Reprodução / Site empresarial

A startup criou um sistema automático de captura de fotos de alta resolução para rastreabilidade, registro e controle de qualidade em linhas de produção de indústrias. A ideia é aumentar a capacidade de acompanhamento dos processos da empresa, melhorando a eficiência e cortando custos com acidentes e desperdícios.

83ª – Dr. CUCO (SC) – http://www.drcuco.com.br

Foto: Reprodução / Site empresarial

Aplicativo que converte prescrição medicamentosa em lembretes para a emissão de alertas. Aquela receita do médico acaba se tornando, com o app, um plano de tratamento, com lembretes para que você não esqueça de tomar o medicamento certo na hora adequada. A ideia é que, ao seguir as orientações, a pessoa também possa ganhar descontos em medicamentos.

87ª – Instituto Gatti (SC)

Foto: Ulisses Job / Agencia RBS

Desenvolve tecnologias para biomedicina em saúde animal, tendo como primeira linha de desenvolvimento equipamentos para a biotécnica de inseminação artificial, com ferramentas que aumentam a qualidade biológica e reduzem a mortalidade de células espermáticas. Pode ser utilizado na criação de bovinos e suínos, aumento os resultados comerciais dos rebanhos.

91ª – Outclass (SC) – http://www.outclassapp.com

Foto: Reprodução / Site empresarial

Aplicativo mobile que conecta estudantes, pais, professores e instituições de ensino fornecendo as informações da vida acadêmica do aluno por smartphone. Integrado ao sistema utilizado pelas escolas, permite a consulta das notas de qualquer lugar — basta ter acesso à internet. Ajuda também a lembrar datas de provas e controlar faltas, entre outras funções.

Fonte: Diário

http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/01/oito-startups-catarinenses-estao-entre-as100-mais-atraentes-para-as-grandes-empresas-do-pais-4954416.html