geracao tec formatura blumenau

Programa Geração TEC forma 67 programadores em Blumenau

Os alunos do segundo módulo da primeira turma do programa Geração TEC, em Blumenau, se formam nesta quinta-feira, 1. Foram 67 novos programadores certificados. Na cidade, a iniciativa é uma parceria entre o Blumenau Polo Tecnológico de Informática (Blusoft), empresas privadas e o Governo do Estado para a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Esta é a segunda turma formada pelo programa este ano em Blumenau.

Segundo a diretora Administrativa da Fapesc, Alba Terezinha Schlichting, o Geração TEC fortalece o setor de tecnologia em Santa Catarina. “Voltamos a Blumenau para certificar novos programadores, capacitados para atender a um setor que é fundamental para a implantação da nova economia no estado, ao mesmo tempo em que damos oportunidade aos jovens catarinenses”, destaca Schlichting.

Os alunos certificados neste módulo receberam 500 horas-aulas em desenvolvimento de sistemas nas linguagens Java e C#.Net. A turma anterior formou profissionais para a área de suporte e testes de software.

O Geração TEC forma gratuitamente profissionais na área de TI a partir dos 17 anos. Em Blumenau, os recursos são provenientes do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e da parceria com empresas privadas, que patrocinam o programa e ganham o direito de contratar os formandos. Ao final da capacitação, a maioria dos jovens já está encaminhada.

Jeziel Montanha, presidente do Blusoft – instituição que representa as empresas de TI na região de Blumenau –, destaca que o programa tem produzido resultados altamente positivos. “Graças aos critérios de avaliação e ao treinamento de alto nível, o programa tem gerado profissionais que, mesmo sem um conhecimento prévio de informática muito avançado, conseguem suprir as necessidades das empresas, preparando-se para galgar carreira dentro do segmento”, diz.

Diante da crescente demanda por profissionais qualificados na área de TI, a SDS e o Blusoft estão trabalhando em um novo projeto para formar ainda neste ano, mais profissionais para as empresas de Blumenau e região.

O Geração TEC, em Blumenau, sucede o Blusoft-Fortic – programa lançado pelas empresas da região para ampliar a formação de mão de obra para o setor. O Blusoft-Fortic já havia formado 200 alunos somente em 2011, mas com a implantação do Geração TEC, pelo Governo do Estado, houve uma fusão, aproveitando-se a infraestrutura de ensino já existente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.