Monumento O Desbravador - Chapecó - SC

Turma com 25 alunos inicia curso do Geração TEC em Chapecó

Mais uma turma do Geração TEC iniciou, nesta semana, o curso de Suporte e Help Desk, na Unochapecó. As aulas serão ministradas por professores contratados pela universidade para atender a demanda do programa. De acordo com o diretor da área de Ciências Exatas e Ambientais da Unochapecó, José Alexandre De Toni, o programa permitiu intensificar a parceria da instituição com a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), articuladora do Geração TEC em Chapecó, para atender a demanda de profissionais qualificados para o setor de tecnologia.

Ao todo, 75 alunos estão sendo capacitados em Chapecó. Além destes 25 que estão fazendo o curso na Unochapecó, outros 50 estudam Suporte Técnico e Desenvolvimento de Sistemas em Delphi na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Os cursos, que estão sendo oferecidos conforme a demanda apontada pelos empresários do setor de cada município, são gratuitos e duram cerca de quatro meses. Para o presidente da Deatec, Ernani Zottis, a expectativa é que os jovens treinados pelo Geração TEC saiam aptos para atuar nas empresas e suprir a demanda de profissionais qualificados existente. “O setor de tecnologia é muito promissor, estes jovens terão acesso a conhecimentos importantes que vão possibilitar uma nova perspectiva para o mercado de trabalho. Além disso, poderão participar da consolidação de Chapecó como referência em tecnologia, dado os avanços que vêm sendo alcançados nessa área”, afirma.

Lançado em 2011, o programa já realizou mais de duas mil capacitações em 12 cidades do Estado. Em Chapecó, 89 pessoas se formaram no último ano, com o apoio da Deatec. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.